quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CITIUS - Programa de Avaliação de Risco

No contexto da melhoria contínua dos seus processos, o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ), em estreita colaboração com a Microsoft, levou a cabo a execução de um Programa de Avaliação de Risco (Risk and Health Assessment Program) ao nível dos sistemas de gestão de bases de dados de suporte ao CITIUS que decorreu entre 8 e 19 de Novembro de 2010.

O programa endereçou diversos vectores de análise tais como:

· Segurança (políticas de segurança, níveis de acesso, actualizações de segurança, configurações)

· Hardware, protocolos e sistemas operativos

· Análise de Eventos

· Excelência de Operação (níveis de serviço, continuidade de negócio, gestão de configurações, monitorização e controlo)

· Performance (sistemas operativos e bases de dados)

· Arquitectura (desenho das bases de dados, código)

· Configuração dos sistemas de gestão de bases de dados

O Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária considerou oportuno e muito vantajoso o processo de avaliação: «Foi muito útil comparar a situação de operação actual com as melhores práticas para sistemas de gestão de bases de dados. Ficámos com uma visão clara dos riscos potenciais e temos agora recomendações com vista a uma definição clara de um caminho para remediar potenciais riscos identificados».

Ao cobrir os vectores de segurança, operação, configuração e arquitectura foi possível concretizar um plano com vista a aumentar a segurança, eficiência, disponibilidade, integridade e robustez dos sistemas de gestão de bases de dados que dão suporte ao CITIUS.

A 1ª intervenção ocorreu no dia 20 entre as 12.05 e 04.08 da manhã, tendo sido avisados os utilizadores da plataforma CITIUS Web, nomeadamente a Ordem dos Advogados e Câmara dos Solicitadores, da indisponibilidade do serviço.

Da execução do Programa resultaram relatórios de análise, classificando os riscos, sendo fornecido para cada item uma solução recomendada. O projecto incluiu o acompanhamento inicial pela Microsoft da implementação das recomendações a qual foi de imediato despoletada.

Este projecto potenciou assim a definição clara de um processo contínuo de melhoria do serviço prestado.


Fonte: Portal da Justiça

Sem comentários: