sábado, 14 de maio de 2011

3.º Filme do VI Ciclo A Justiça no Cinema - A CRIANÇA, de Jean-Pierre e Luc Dardenne


Na próxima terça-feira, dia 17 de Maio, realizar-se-á mais uma sessão do VI ciclo “A Justiça no Cinema”, organizado pela Associação Jurídica do Porto, em parceria com a Direcção Regional Norte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, o Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e a Medeia Filmes. Será assim exibido no cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre,o filme:

A CRIANÇA / L’ENFANT
um filme de Jean-Pierre e Luc Dardenne
com Jérémy Renier e Déborah François
Bélgica, França, 2005
seguido de debate com
Lídia Branco (Advogada; Directora da Revista “O Advogado”)
Jorge Duarte (Procurador da República no Tribunal de Família e Menores de V. N. de Gaia)
Francisco Noronha (Co-Director do Cineclube da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)
Moderadora: Elisabete Rocha (Psicoterapeuta e Mediadora Familiar)

estival de Cannes 2005 > Palma de Ouro
A CRIANÇA torna-se um estudo devastador sobre a avidez, com reminiscências do clássico de Robert Bresson “L'Argent”. Todo o terceiro acto do filme deixa o público num estado de total ansiedade até ao final enormemente comovedor.
Scott Foundas, Variety
Vemos bem neste filme que os irmãos Dardenne são os dignos herdeiros de Rossellini.
Jean-Baptiste Morain, Les Inrockuptibles
Um filme com "mensagem", em que o realismo social é peça genuína de um tema que está na ordem do dia: os desalojados da nova ordem europeia. O filme conta a história de um pequeno delinquente que tenta vender o seu filho recém-nascido para poder pagar uma dívida. A técnica da câmara à mão mantém-se, mas fica-se com a impressão que treme menos. O filme tem também uma secura silenciosa muito poderosa... É o conto de um rapaz-mentira nas ruas de Liège.
Rui Pedro Tendinha, Notícias Magazine
Seis anos depois de ROSETTA, a dupla de cineastas belgas voltou a entusiasmar o público com uma história terrível: um casal muito jovem, vivendo nas margens da sociedade, vê a sua existência perturbada pelo nascimento de uma criança; tanto que o pai a vai vender...
Pais e filhos: seria essa a legenda se houvesse que escolher um tema unificador para o cinema que atravessou Cannes durante 12 dias. Os Dardenne filmam-na no realismo dos tempos de hoje, com um olhar com mais comiseração que severidade, mas acreditando que há uma possibilidade redentora.
Jorge Leitão Ramos, Expresso

RESERVA DE BILHETES POR TELEFONE: Teatro do Campo Alegre 22 606 30 00

Sem comentários: