sexta-feira, 29 de abril de 2011

VI CICLO "A JUSTIÇA NO CINEMA" - 1.º Filme: O ADVOGADO DO TERROR

A AJP em parceria com a Direcção Regional Norte da ASJP e do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, com o apoio da Medeia Filmes vai organizar a 6.ª edição do seu ciclo de cinema, no cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre, pelas 21H30, nas terças-feiras dias 3, 10, 17 e 24 de Maio.

Após a exibição de cada filme far-se-á um debate com a participação de convidados que exploram a temática do filme nas suas diversas vertentes promovendo também a participação do público.

Na próxima terça-feira dia 3 de Maio, pelas 21H30, será exibido o filme O ADVOGADO DO TERROR, de Barbet Schroeder, 2007, com a participação no debate dos seguintes convidados:

- José António Barreiros (Advogado)
- Guilherme Figueiredo (Advogado; Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados)
- Carlos Costa (Actor; Director Artístico da Companhia de Teatro Visões Úteis)
Moderador: Amadeu Morais (Advogado)

Sinopse do filme:

A carreira e vida de Jacques Vergès, o polémico advogado que despontou ao defender Djamilah Bouhired durante a Guerra na Argélia e que, após desaparecer por 8 anos, se notabilizou por defender nos Tribunais diversos terroristas.
Tornou-se conhecido por ter como seus clientes pessoas não tão dignas de pena como o ex-criminoso de guerra nazista Klaus Barbie, mais conhecido como "O Açougueiro de Lyon", um temido oficial da SS conhecido pela brutalidade com que torturava os seus prisioneiros. Durante toda sua carreira, Vergès assumiu casos políticos e teve clientes como terroristas, criminosos de guerra, militares, entre outros. Entre seus clientes mais famosos, Carlos, o Chacal e o ex-presidente Slobodan Milošević, em 2002. Quando perguntado se ele seria capaz de defender Hitler, o advogado replicou: "Eu defenderia Bush, desde que ele confessasse ser culpado."

PREÇO DOS BILHETES:

- 3,50€

LOCAL:

- Cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre

Contamos com a sua presença!

Pela Direcção,

Ricardo Nascimento
(Presidente da AJP)

Sem comentários: