terça-feira, 12 de abril de 2011

VI Ciclo A JUSTIÇA NO CINEMA

A Associação Jurídica do Porto em parceria com a Direcção Regional Norte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e com o apoio da Medeia Filmes vai realizar a 6.ª edição do ciclo A JUSTIÇA NO CINEMA, nos dias 3, 10, 17 e 24 de Maio, pelas 21H30, no Teatro do Campo Alegre no Porto. No dia 3 de Maio será exibido O ADVOGADO DO TERROR de Babet Schroeder; no dia 10 de Maio o filme SEGREDO DE UM CUSCUZ de Abdellatif Kechiche; no dia 17 de Maio o filme A CRIANÇA de Jean-Pierre e Luc Dardenne e no dia 24 de Maio será exibido o filme UM PROFETA de Jacques Audiard.

Os filmes serão sempre seguidos de um debate com a participação de convidados a anunciar, que exploram a temática do filme nas suas diversas vertentes, promovendo também a participação do público.

PROGRAMA:

3 de maio

O ADVOGADO DO TERROR

Realização: Barbet Schroeder

Sinopse

A carreira e vida de Jacques Vergès, o polêmico advogado que despontou ao defender Djamilah Bouhired durante a Guerra na Argélia e que, após desaparecer por 8 anos, se notabilizou por defender nos tribunais diversos terroristas. Tornou-se conhecido por ter como seus clientes pessoas não tão dignas de pena como o ex criminoso de guerra nazista Klaus Barbie, mais conhecido como "O Açougueiro de Lyon", um temido oficial da SS conhecido pela brutalidade com que torturava os seus prisioneiros. Durante toda sua carreira, Vergès assumiu casos políticos e teve clientes como terroristas, criminosos de guerra, militares, entre outros. Entre seus clientes mais famosos, Carlos, o Chacal e o ex-presidente Slobodan Milošević, em 2002. Quando perguntado se ele seria capaz de defender Hitler, o advogado replicou: "Eu defenderia Bush, desde que ele confessasse ser culpado."

Prémios:

César para melhor filme documentário (2008)

L’Étoile d’Or para melhor filme documentário (2008)

10 de maio

Segredo de um cuScuz

Realização: Abdellatif KECHICHE

Sinopse

Na cidade costeira de Sète, França, o Sr. Beiji, pai de família de sessenta anos com emprego precário esforça-se por manter a família unida, apesar do historial de tensões que sentimos sempre próximas da ebulição. Tem o peso do falhanço em cima dos ombros e um sonho, o de construir um restaurante. Num panorama negro, ele fala do seu sonho, sobretudo com a família que se vai solidarizar pouco a pouco com ele. O sentido de entreajuda poderá trazer o projecto a bom porto, ou talvez não…

Prémios:

4 César (melhor actriz promissora, melhor realizador, melhor argumento e melhor filme - 2007)

Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza

17 DE MAIO

A CRIANÇA

Argumento e Realização: Jean-Pierre e Luc Dardenne

Sinopse

Bruno tem vinte anos. Sonia dezoito. Vivem de pequenos roubos praticados por Bruno e o seu gang e da pensão de Sonia. Sonia deu recentemente à luz. Mas como é que Bruno pode ser pai, sendo ele tão despreocupado e importando-se apenas com o dinheiro que precisa para as suas negociatas? 
Bruno não compreende a importância do momento na vida do casal e vende o filho na primeira oportunidade. Diante do desespero da namorada, explica que os dois “poderiam fazer um outro” a qualquer momento. Sonia entra em colapso e o denuncia à polícia. Não resta outra alternativa ao rapaz senão recuperar o bebê. E assim o faz para evitar a prisão. 


A Criança é uma representação arrebatadora da vida em estado puro.João Mário Grilo, Visão

Direito ao coração.Rodrigues da Silva, Jornal de Letras

Um estudo devastador sobre a avidez. Deixa o público num estado de total ansiedade até ao final enormemente comovedor.Variety

Prémios:

Palma de Ouro em Cannes 2005

CÉSAR

Indicações para
Melhor Filme;
Melhor Director - Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne;
Melhor Roteiro Original;
Melhor Revelação Feminina - Déborah François



EUROPEAN FILM AWARDS

Indicações
para Melhor Filme;
Melhor Actor - Jérémie Renier

24 DE MAIO

UM PROFETA

Jacques AUDIARD – Realizador

Sinopse

Condenado a seis anos de prisão, Malik El Djebena não é capaz de ler nem escrever. Ao chegar à prisão aparenta ser mais novo e mais frágil do que os outros reclusos. Tem 19 anos. Rapidamente cai no enredo de um gang de prisioneiros Corsas, o que faz prevalecer a sua lei dentro da prisão. O jovem aprende depressa. No decurso das suas “missões”, fortalece-se e ganha a confiança dos elementos do grupo. Mais depressa ainda, Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano.

Prémios:

Cannes Film Festival´09

VENCEDOR


Grande Prémio do Júri; 
Nomeado Para a Palma de Ouro



Óscars® Da Academia´10

Nomeado Para Melhor Filme Estrangeiro 



Golden Globes´10

Nomeado Para Melhor Filme Estrangeiro



Bafta Awards´10

VENCEDOR
Melhor Filme Estrangeiro



Césars´10

VENCEDOR DE 9 CÉSARS 
Incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, 
Melhor Argumento Original


London Film Festival´09

VENCEDOR
Melhor Filme



European Film Awards´09

VENCEDOR 
Melhor Actor – Tahar Rahim


Prix D'excellence – Design De Som
Nomeado Para Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Realizador



Lumiere Awards´10

VENCEDOR
Melhor Actor – Tahar Rahim
e Melhor Realizador – Jacques Audiard



National Board Of Review, Eua´09

VENCEDOR
Melhor Filme Estrangeiro

Sem comentários: