sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Como pedir uma certidão na Farmácia

É fácil! Pelo menos na Póvoa de Lanhoso, onde me desloquei hoje de manhã p/ levantar certidão de sentença de usucapião de uns prédios. Depois de a levantar na secretaria do Tribunal, resolvi aproveitar a viagem p/ começar a tratar de imediato do processo de registo da sentença e apresentação do imposto de selo e IMI. Por conseguinte, fui à Câmara Municipal solicitar plantas do prédio urbano e apesar de existir um registo de um processo de 1964, não constava qualquer projecto da casa, nem planta de localização da mesma. Fui então informado que teria de me deslocar à Junta de Freguesia de Fontarcada, para requerer uma certidão em como o prédio era anterior a 1969, p/ que justificasse o facto nas Finanças. Aqui começa a aventura surreal, pois esta Junta só funciona à quarta e sexta-feira.... à noite.

Com esta informação comecei a ver o dia ainda mais chuvoso, mas eis que a funcionária do Arquivo da Câmara (uma simpatia), ao saber que me tinha deslocado do Porto de propósito, ficou sensibilizada e pegando no seu telemóvel, liga directamente ao Presidente da Junta, mas o telefonema não corre lá muito bem, pois da meia conversa que pude ouvir, levantavam-se alguns problemas. Foi então solicitada uma audiência com o Sr. Presidente, na Farmácia, onde este trabalha.

Chegado lá e depois dos agradecimentos por me receber, entre umas pastilhas para a gripe e algumas frases "desbloqueadoras de conversa" lá disse ao que ia, mostrando os elementos de que dispunha. Apesar de ter umas fotos da casa, ainda restavam dúvidas de qual seria, mas depressa o Sr. Presidente pegou no seu telemóvel e ligou a um sabe-tudo da vila que conhecia o pai dos meus clientes, já falecido, e sabia qual era a casa, aquela ao lado da do seu cunhado, com o espigueiro que confrontava com o terreno do Padre Domingos. Foi suficiente este testemunho do bonus pater familias - a certidão será passada. Mais, se precisasse dela hoje até se conseguia, almoçava uns rojões ou uma vitela e estaria pronta à sobremesa. Contudo tive de regressar p/ o Porto, pois já tinha compromisso agendado. Volto lá na próxima semana.

Que pena esta história ser verdadeira, gostaria muito de a ter inventado!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

é o simplex, meu caro ... é o simplex!!!!!

Anónimo disse...

Tururu tururu tururu... Twilight zone... Portugal no seu melhor

Anónimo disse...

Divertido e surpreendente!

Anónimo disse...

Como habitante de Fontarcada, gostava de esclarecer que a junta funciona todos os dias em horário normal da 9-12 e 14:30 as 18:00, ás quartas e sextas a noite é quando o presidente está na junta pois trabalha durante o dia, por isso foi mal informado pela menina simpatica da camara e simpático foi o presidente da Junta que o recebeu no seu local de trabalho para não fazer perder a viagem. Mas para certas pessoas o melhor é não tentar resolver os problemas porque depois ainda são gozados.

UM HABITANTE DE FONTARCADA

Ricardo Nascimento disse...

Tem toda a razão, tudo não passou de um mal entendido que já foi esclarecido junto do próprio Sr. Presidente, por quem tenho o maior respeito e consideração. Mais, deixo aqui o meu agradecimento público pela atenção dispensada e pela simpatia com que fui atendido, sendo de opinião que Fontarcada está muito bem servida com este Presidente. A certidão acabou mesmo por ser levantada na Junta em horário de expediente e asseguro-lhe que não "gozei" com ninguém, apenas relatei uma situação diferente.