terça-feira, 20 de maio de 2008

Festival A Justiça no Cinema: A Sombra do Caçador

Amanhã, dia 21 de Abril, pelas 21H30, no cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre será exibido o 3.º filme do festival A Justiça no Cinema: A SOMBRA DO CAÇADOR, seguido de um debate com a participação de Laura Rios (Procuradora da República); Medeiros Paiva (Psiquiatra); Manuela Brito (Psicóloga) e moderação de Nuno Morais (Advogado), convidados que irão explorar e debater a temática do filme nas suas diversas vertentes promovendo também a participação do público.

Título original: The Night Of The Hunter

Realizador: Charles Laughton

Ano: 1955

Sinopse: A Sombra Do Caçador é um filme atípico, um film noir que não se limita ao género, ultrapassando as barreiras do suspense e desafiando novos limites do terror, numa obra singular com uma perspectiva poética fora do comum - um filme muito à frente da sua época.
Robert Mitchum é Harry Powell, um pastor que tem tatuado numa mão a palavra ódio e na outra a palavra amor, o temível díptico de Deus, demonstrando que, tal como Willy Wonka era mais do que um tarado que oferece chocolates, também aqui nem tudo o que parece é. Harry Powell é um "falso" pastor, com uma interpretação diferente das palavras do Senhor, defendendo uma religião em que convive com o roubo e o assassinato.
Por sua vez, Peter Graves é Ben Harper, um modesto trabalhador da classe baixa, condenado à morte por ter assassinado duas pessoas num assalto a um banco. Cansado de ver as crianças famintas e a pedir de porta em porta, Ben Harper tratou de providenciar um futuro melhor aos seus dois filhos, John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce), escondendo o dinheiro que tinha roubado num esconderijo seguro, segredo que apenas partilhou com ambos os rebentos.
Os dois homens conheceram-se na prisão e até ao último fôlego de Ben Harper, Harry Powell tentou arrancar-lhe a confissão deonde tinha escondido o dinheiro. Harper levou o segredo consigo para cova, mas Powell não desistiu de encontrar o tesouro. E quando foi libertado, foi procurar as duas crianças.

Com uma fotografia magistral, cada plano do filme é inesquecível, em composições poéticas e de enorme significado simbólico. Além disso, a corrente só fica completa com uns elos musicais, algo que na altura não era habitual ver-se.
A Sombra Do Caçador foi um filme mal recebido pelo público na altura, mas facilmente se vê que foi uma obra que nasceu muito antes do seu tempo. Filme de culto automático, é um dos grandes marcos do cinema noir dos anos 50 e uma das portas de entrada para o cinema de suspense e terror dos anos seguintes.


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Ricardo! Robert Mitchum foi um excelente actor. Vale a pena rever a sua excelente interpretação como Victor "Pug" Henry no épico "THE WINDS OF WAR", conhecida em Portugal como Ventos de Guerra.