sábado, 1 de maio de 2010

V Ciclo: "A JUSTIÇA NO CINEMA" - Teatro do Campo Alegre

A AJP em parceria com a Direcção Regional Norte da ASJP e com o apoio da Medeia Filmes e do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados vai organizar a 5.ª edição do seu ciclo de cinema, no cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre, como habitual em todas as quartas-feiras do mês de Maio com o programa abaixo indicado:


- 5 DE MAIO, 22H00 – MARTHA (1974) – Realizador: Rainer Werner Fassbinder

Sinopse: Após a morte do seu pai dominador, a bibliotecária Martha casa-se com um rico empresário. Em pouco tempo, torna-se vítima da personalidade fria, cruel e perversa do seu marido, que controla a sua vida de maneira manipulativa e sufocante.Tendo como referências os melodramas de Douglas Sirk e O Alucinado (1953), de Luis Buñuel; Fassbinder realizou um filme fascinante sobre a submissão feminina no casamento.


- 12 DE MAIO, 22H00 – MADONAS

(2007) – Realizadora: Maria Speth

Sinopse: Rita é uma mãe que procura as suas referências, telefona à mãe em busca de ajuda, vai visitar o pai para saber mais sobre si mesma. Entretanto, os outros quatro filhos vivem com Isabella, sua mãe. Esta gere um restaurante e tem pouco tempo para as crianças. Fanny, a filha mais velha, está encarregue de tomar conta dos irmãos. No seu universo rocambolesco, Rita encontra companhia e animação junto dos militares americanos estacionados na Alemanha e acaba por se apaixonar por um deles.

PRÉMIO MELHOR FILME – FESTIVAL DE CINEMA DE HESSISCHER

PRÉMIO MELHOR ACTRIZ – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MAR DEL PLATA

Madonnen é uma primeira longa metragem de uma jovem realizadora que conta com os desempenhos magníficos de actores experientes e confirmados (Olivier Gourmet, Susanne Lothar) e de uma jovem grande promessa do cinema europeu (Sandra Huller), quem sabe até a mais jovenzita (Luisa Sappelt) virá a ser também uma surpresa nas telas após este início de carreira. Conta também com a fotografia de tons naturais, contrastada e seguramente certa de Reinhold Vorschneider. Tudo é harmonioso e incisivo neste filme, das cores aos desempenhos, no nosso ponto de vista.


- 19 DE MAIO, 21H45 -

WELCOME (2009) – Realizador: Philippe Lioret

Sinopse: Bilal, 17 anos, deixou o Iraque depois de a sua namorada ter emigrado para o Reino Unido. Vive uma viagem aventureira pela Europa só para a voltar a ver. Mas no Norte de França a caminhada chegou abruptamente ao fim. Bilal e Mina estão separados pelo Canal da Mancha - o mais movimentado do mundo. Terá Bilial a coragem para o atravessar? É então que começam os treinos na piscina local. Lá conhece Simon, o nadador-salvador, que lhe ensina o nado crawl depois de o jovem lhe confidenciar o seu plano.


- 26 DE MAIO, 21H45 - A TROCA (2008) – Realizador: Clint Eastwood

Sinopse: Christine Collins (Angelina Jolie) é uma mãe solteira que trabalha arduamente para sustentar o filho Walter de 9 anos. Certo dia Christine sai para trabalhar e deixa Walter sozinho em casa como já havia feito algumas vezes, mas quando regressa, não o encontra e apercebe-se que ele poderá ter sido raptado. Durante um ano Christine realiza uma busca incansável, no entanto nada consegue descobrir, até que certo dia o telefone toca e Christine receba a notícia que tanto ansiava…Walter está vivo e ser-lhe-á entregue. Mas rapidamente apercebe-se que a criança que lhe foi entregue pela policia não é Walter, pois este num espaço de um ano, não poderia ter mudado tanto. Enfrentando polícias corruptos e um público céptico, ela procura desesperadamente respostas, acabando por se ver confrontada com uma verdade que mudará a sua vida para sempre… Uma história muito comovente, baseada em factos reais (1928-1930).


Após a exibição de cada filme far-se-á um debate com a participação de convidados que exploram a temática do filme nas suas diversas vertentes promovendo também a participação do público.

PREÇO DOS BILHETES:

- 3,50€


LOCAL:

- Cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre


Contamos com a sua presença!


Pela Direcção,


Ricardo Nascimento

(Presidente da AJP)


Sem comentários: