António Marinho e Pinto chegou e cumpriu. Ao décimo dia em que exercia o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados (OA), a 18 de Janeiro de 2008, decidiu instituir uma remuneração fixa mensal para o cargo pelo qual tinha sido eleito em Novembro de 2007. O valor? Equivalente ao do procurador-geral da República, cerca de 6 mil euros.
Av. da Boavista, n.º 2121, 4.º, S. 407, 4100-130 Porto
e-mail: direitoemdebate-ajp@sapo.pt
Estatutos da AJP
Ficha de inscrição
domingo, 29 de junho de 2008
Marinho recebe 40 mil euros em 2011
António Marinho e Pinto chegou e cumpriu. Ao décimo dia em que exercia o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados (OA), a 18 de Janeiro de 2008, decidiu instituir uma remuneração fixa mensal para o cargo pelo qual tinha sido eleito em Novembro de 2007. O valor? Equivalente ao do procurador-geral da República, cerca de 6 mil euros.
Processo de Inscrição no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais
Construção do novo tribunal de Oliveira do Bairro arranca este ano
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Colóquio - Reforma da Acção Executiva
quinta-feira, 19 de junho de 2008
REFORMAS DA JUSTIÇA – O MAPA JUDICIÁRIO E A NOVA LEI ORGÂNICA E DE FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS
A Associação Jurídica de Braga, em colaboração com a Delegação de Braga da Ordem dos Advogados, realizará no dia 18 de Junho, pelas 21h30, uma conferência subordinada ao tema “Reformas da Justiça – O Mapa Judiciário e a nova Lei Orgânica e de Funcionamento dos Tribunais Judiciais”, na qual será orador o Senhor Dr. José Manuel Conde Rodrigues (Secretário de Estado Adjunto e da Justiça).
Local: Auditório da Associação Jurídica de Braga – Rotunda Associação Jurídica de Braga
Contactos: Telef. 253 257 850 – Fax: 253 257 851 – E-mail: ajb@ajb.pt
quarta-feira, 18 de junho de 2008
SEDES promove debate sobre Corrupção e Poder Local
O evento terá lugar no dia 24 de Junho, pelas 21h30, nas instalações da SEDES, R. Duque de Palmela, n. 2, 4º Dt., em Lisboa. A entrada é livre.
>> MAIS INFORMAÇÕES em http://www.sedes.pt/
Juízes defendem junto do Presidente da República «maior capacidade de resposta» dos tribunais
Processo Casa Pia
António Pinto Pereira, que representou as vítimas e Rodrigo Santiago, ex-advogado do embaixador Jorge Ritto, deixaram o processo que está em julgamento desde 2004. Pinto Pereira admite nunca ter imaginado o tempo que o processo lhe roubaria: “O processo é interminável, não aguentei. Não é possível conciliar a vida de um escritório” com tantos dias de julgamento. O advogado deixa ainda criticas à forma como as sessões são conduzidas: “Nunca vi tanta permissividade no decurso das audiências”. Embora elogie o colectivo de juízes, Pinto Pereira diz que “é impossível manter em lume brando um processo desta envergadura."
Violência contra mulheres desceu para um terço em doze anos
Imigração: Parlamento Europeu aprova Directiva de Retorno
A Directiva do Retorno pretende harmonizar a regulação das diferentes políticas de imigração dos Estados-membros e conceder-lhes mais poder para poderem repatriar imigrantes em situação ilegal.[...]
Fonte: Diário Digital
Discussão do Código Laboral reduzida
Serão da Bonjóia. Conferência: "Os Direitos do Cidadão no Acesso à Justiça"
sábado, 14 de junho de 2008
1º Encontro Nacional das Sociedades de Advogados de Portugal
Custo do trabalho sobe menos em Portugal do que na UE
O organismo responsável pelas estatísticas europeias com sede no Luxemburgo, Eurostat, publicou ontem dados relativos ao custo horário do factor trabalho europeu, em termos nominais. A evolução anual do custo do trabalho no primeiro trimestre em Portugal (2,9) variou consoante o sector económico: 1,8 na indústria, 2,5 na construção e 3,6 nos serviços. Por outro lado, o crescimento anual do custo do trabalho português diminuiu, no primeiro trimestre do ano (2,9 por cento), em relação ao mesmo indicador no trimestre anterior (4,9) [...]
Tribunal ameaça ‘Operação Furacão’
Na opinião de Cândida Almeida, directora do Departamento de Investigação e Acção Penal, o caso de Guimarães é uma ameaça não só aos processos em curso, como é o caso da ‘Operação Furacão, como à própria investigação dos crimes económicos. (...)
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Lentidão da Justiça
Continua in O Primeiro de Janeiro
Presidente da ASJP diz ser "inadmissível" que resolução de acção judicial demore quase dez anos
Menores: Comissão Nacional cria "Apadrinhamento" de crianças em risco
O "apadrinhamento" - revelou o Juiz-Conselheiro Armando Leandro - vai permitir aos organismos de protecção de menores o recurso a uma família que acompanhe a criança/jovem, em caso de "ausência" de uma família biológica ou adoptiva. (...)Armando Leandro justificou a medida lembrando que nenhuma família pode pôr em perigo o seu filho, biológico ou afectivo. (...)
Fonte: Lusa
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Código Trabalho: Manifestação junta em Lisboa 200 mil pessoas
A central sindical, por seu turno, reclama a presença de mais de 200 mil pessoas na zona da Praça do Marquês do Pombal, da Avenida da Liberdade e da Praça dos Restauradores, em Lisboa, para protestar contra a proposta governamental de revisão do Código laboral.
continua in Diário Digital
Passeio cultural organizado pelo Conselho Distrital do Porto da OA
No próximo dia 14 de Junho o CDP vai organizar uma caminhada cultural na cidade do Porto, tendo o perímetro da Relação do Porto e a memória de Camilo Castelo Branco como destaque. Assim, será realizada uma visita ao edifício e ao Ver mais.
Acção executiva é o principal problema da Justiça
A reforma da acção executiva está à espera de uma nova regulamentação. O ministro da Justiça vê nestas acções em forma de desbloquear os tribunais. [...]
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Tribunais com e-mails errados
António Marinho, bastonário da Ordem, disse que já teve conhecimento do problema e considerou a situação «inaceitável», deixando um conselho: «Os advogados devem recorrer e invocar o justo impedimento».
A Direcção-Geral da Administração da Justiça e o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça, informaram o SOL que os endereços electrónicos estão a ser alterados, mas que os antigos ainda funcionam e que reencaminham as mensagens. A sua actualização estará concluída dentro de meses, asseguram.
Quanto ao caso reportado por José Amaral, as duas entidades explicam que se tratou de uma «rejeição automática da mensagem, devido ao seu conteúdo, efectuada pelo sistema de protecção e de segurança». E acrescentam: «Dado tratar-se de uma mensagem confidencial, não é possível determinar a causa da rejeição da entrega».
Colóquio - 5 de Junho de 2008 - Salão Nobre do STJ
Alteração ao Regime de custas no Tribunal Constitucional
Primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 303/98, de 7 de Outubro, que regula o regime de custas no Tribunal Constitucional
Segunda alteração à Lei n.º 23/96, de 26 de Julho
Assembleia da República
Segunda alteração à Lei n.º 23/96, de 26 de Julho, que cria no ordenamento jurídico alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais