segunda-feira, 24 de julho de 2006

Teatro Rivoli - Serviço Público não Privado

Quando, há quase dez anos, o Rivoli Teatro Municipal reabriu as suas portas, fazia-o com um objectivo muito preciso: dar finalmente corpo, na cidade do Porto, à ideia de um Teatro Municipal contemporâneo, de vocação multi-disciplinar, aberto à inteligência, motor de conhecimento e criatividade, capaz de ajudar a caracterizar o Porto como cidade cosmopolita, como uma das grandes cidades europeias. Por essa razão e falando a título pessoal (não em nome da AJP) oponho-me à recente decisão da C. M. do Porto de concessionar a «exploração» do Rivoli Teatro Municipal a entidades privadas.

Quem estiver interessado em apoiar esta causa pode fazê-lo subscrevendo o abaixo assinado online em www.juntosnorivoli.com ou comparecendo hoje, pelas 19 horas, na VIGÍLIA PELO RIVOLI em frente ao Rivoli Teatro Municipal, por quem acredita que o Porto pode e deve ser uma cidade dinâmica, diligente, activa, consciente, vital...por quem acredita numa cidade com ideias, por uma ideia de futuro! Contamos com a vossa presença!

5 comentários:

Anónimo disse...

Como bem refere o abaixo-assinado: "Numa altura em que o esforço de todo o País deve, como condição de sobrevivência, orientar-se para a educação e para a qualificação, numa altura em que a invenção e a afirmação de uma consciência cidadã são factores críticos de desenvolvimento de uma sociedade que enfrenta desafios novos, esta decisão do Presidente da Câmara Municipal do Porto é inaceitável por razões cívicas e culturais básicas, é medíocre enquanto decisão política e é sinal de uma prática política definida pela arrogância de impor uma curteza de vistas pessoal a toda uma comunidade. No preciso momento em que a rede de Teatros Municipais cresce por todo o País e em que se torna imperioso definir e estabilizar um quadro de cooperação entre os níveis nacional e local que lhes permita serem eficazes na sua missão, o exemplo dado pela segunda cidade do país é desastroso e envergonha quem vê a cidade como algo mais do que uma paróquia. Por estas e muitas outras razões que poderíamos aqui avocar, exigimos a simples anulação desta decisão e o lançamento imediato de uma discussão pública sobre as formas de gestão, financiamento, programação e mediação cultural de um Teatro Municipal digno desse nome e à altura de uma cidade como o Porto."

Anónimo disse...

Uma vergonha, o Rivoli não é do Sr. Rui Rio é dos munícipes.

Anónimo disse...

É revoltante, inaceitável e vergonhosa a forma como a Câmara se quer demitir das suas responsabilidades. Ainda para mais o Dr. Rui Rio quer fazer o mesmo ao Palácio de Cristal. Não me lembro de cer nada disto anunciado na campanha eleitoral.

Anónimo disse...

Acabou-se a "mama" destes senhores subsídio-dependentes! Viva!
Esses elitistas que vão trabalhar, mas trabalhar mesmo, não é só angariar "tachos".
Desde a recuperação do Rivoli, a programação era feita de/e para estes senhores e seus amigos. Tanta intelectualidade inalcansável para a maioria dos mortais... Mesmo quando ia assistir, sentia-me muito mal, tal era o "clube".
Não sei se o Rui Rio está certo, mas assim é que não podia continuar.
Disfarçam muito mal para as coberturas notíciosas a tentarem fazer de conta que os actores e os espectadores se barricaram... Que espectadores? Só os actores e os seus amigos. A porta-voz, supostamente espectadora, a meio engana-se e começa a falar em nome dos actores. Já não conseguindo disfarçar mais, deixa de fazer de conta. Assumam! Ficam mais credíveis!
E falta questionar porque é que esta manifestação se realiza depois do fim-de-semana... Primeiro fizeram a exibição da sua peça, depois foram curtir a noite e à hora em que toda a gente inicia a semana de trabalho, e como estes senhores ficam sem nada que fazer, é que se viram para as manifestações.
O seu maior castigo vai ser ninguém lhes ligar nenhuma...
E nem pensem em comparar-se à causa do Coliseu!

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it
Hot sex in the sauna Detector laser radar whistler http://www.higher-education-4.info/girls-in-school-short-skirts.html humidifiers 4000 sq ft kaz vicks purely personal humidifier wheel and tire packages 256mb ddr266 sdram how much memory is that Teak sofa table Find chronic pain relief at unityrx.com Blaine's low-carb kitchen rolling gate opener comps Capri humidifier radiator digital camera stores http://www.raddison-cruise-lines.info Camera canon digital eos slr Consumer reports maytag dishwashers