segunda-feira, 17 de abril de 2006

Novo passaporte com dados biométricos apresentado amanhã

"O passaporte electrónico português, documento com dados biométricos e menos vulnerável a práticas de falsificação, vai ser apresentado terça-feira em Lisboa pelo ministro da Administração Interna, António Costa.

Os primeiros documentos vão começar a ser entregues em Julho e os actuais passaportes deixarão de ser emitidos em Agosto, revelou à Agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Para prevenir as falsificações e melhorar os mecanismos de controlo e de segurança, ao abrigo das normas comunitárias, o novo documento vai incluir um chip electrónico com informação biográfica e dados biométricos.

Este modelo de passaporte permitirá igualmente satisfazer os requisitos necessários para a plena participação de Portugal no programa norte-americano «Visa Waiver» e assim criar condições para a dispensa de visto de entrada nos Estados Unidos para titulares de passaporte português."

Notícia completa no Diário Digital

1 comentário:

Anónimo disse...

Espantoso, deve ser mais um passo na concretização do plano tecnológico, passaporte electrónico com dados biométricos, em Portugal, espantoso!