segunda-feira, 3 de abril de 2006

Combate aos downloads ilegais de música

A indústria da música vai avançar com mais uma tentativa de combate à pirataria informática. A partir da próxima semana, quem for apanhado a piratear música na Internet arrisca-se a uma multa que pode ir ao até aos cinco mil euros. Os caçadores de piratas actuam de forma simples, como se fossem agentes infiltrados. Vestem a mesma pele do pirata, registam-se na Net, partilham ficheiros e assim chegam aos verdadeiros piratas. Por dia são retirados milhões de ficheiros de música que não pagam direitos de autor.
Notícia completa em SIC Online
Trata-se de uma questão jurídica interessante, vou propor a organização de uma tertúlia da AJP para debater direitos de autor na Internet e a legalidade dos downloads ou utilização de software “peer-to-peer” que permite qualquer pessoa compartilhar arquivos na Internet a que podem ter acesso outros usuários do mesmo programa.

2 comentários:

Periférico disse...

Engraçado também é ouvir estas notícias e ninguém falar dos preços a que estão os CD's, como se fossem assuntos dissociados.

As vendas caíram 50% só por causa dos downloads de música da internet? Os preços que a indústria pratica nos CD's novos não contribui para isso? Ainda há pouco tempo tive em Londres e posso afirmar que vi novidades a 15, 14 e mesmo 12 euros.

Como se sabe não são os artistas os mais beneficiados com a venda dos CD's estes têm percentagens pequenas em cada disco vendido,a fatia de leão vai para as editoras e distribuidoras. Enquanto a indústria não entender que tem que reformular a sua política de preços e forma de vender música esta será sempre uma batalha perdida!

Um abraço e um belo tema para uma tertúlia!

Anónimo disse...

Keep up the good work Hp printers unprintable area Audi a4 clubs liposuction illinois ellington vintage leather simple pda case brown Paintball mask fansfans gucci watches 1999 isuzu rodeo review Metlakatla electronic bingo pdas motorola springboard slot real estate layton utah Fun bags voyeur web http://www.tennisfakes.info/Barcodescanners.html pda  case treatment adhd strattera ritalin adderall concerta Web development networking New and used digital cameras simplex fire alarm control panel troubleshooting