terça-feira, 18 de abril de 2006

TRIBUNAIS E FÁBRICAS DE CHOURIÇOS

Bruto da Costa, juiz desembargador, diz no seu blog Informática do Direito que os tribunais não podem ser comparados a fábricas de chouriços.
"Quando a taxa de sucesso da investigação criminal é assumida em função das condenações judiciais a que a mesma deu lugar, estamos perante um problema de filosofia do sistema e não perante um problema de gestão. Do mesmo modo, quando o sucesso da actividade de um Juiz é aferida pelo número de processos que findaram nas suas mãos, estamos perante o mesmo problema filosófico. Há quem pense que um Tribunal ou uma polícia de investigação podem ser equiparados a fábricas de chouriços – entram 500 Kg de carne, têm de sair 500 Kg de chouriços...Não é bem assim: a intendência de tipo merceeiro tem a vantagem de colocar preto no branco uma série de situações básicas, mas desconhece as nuances que as podem acompanhar (...) Veja aqui o resto do texto"

O mesmo Juiz Desembargador, por quem tenho a maior admiração e respeito, em entrevista ao Correio da Manhã, tem esta tirada:
"– Qual é o pior ministro (da Justiça) desde o 25 de Abril de 1974?

– Não sei. São todos altamente competitivos a esse nível
."

Sem comentários: