quinta-feira, 20 de abril de 2006

Tribunais equipados com sistemas de videovigilância até 2009

Todos os tribunais portugueses serão equipados com sistemas de vídeovigilância até 2009, um projecto que custará três milhões de euros e deverá ser financiado por fundos comunitários, revelou esta quinta-feira fonte oficial do Ministério da Justiça.

A generalização do sistema, que actualmente funciona num quinto dos tribunais, pretende «reduzir os custos com a contratação de empresas de segurança privadas» e evitar situações como o incêndio no Tribunal de Tavira, que, em Março, destruiu parcialmente 11 processos.

O Ministério da Justiça vai concorrer a fundos comunitários para financiar o projecto.

Segundo fonte do Ministério, a vídeovigilância «reduz a intervenção de mão humana ampliando a capacidade de vigilância, que se poderá reconduzir a uma só pessoa para efeitos de monitorização de grandes áreas».

O sistema vai usar a rede informática do Ministério da Justiça, «eliminado os custos no aluguer de linhas telefónicas para a transmissão de dados e imagens» e «ficará ligado à central de alarmes da Direcção-Geral da Administração da Justiça».

De acordo com a mesma fonte «este sistema vai permitir assegurar também, em muitos casos, a segurança das zonas envolventes aos tribunais».

Para os tribunais considerados de maior risco, segundo uma avaliação da Direcção-Geral da Administração da Justiça, «está também em curso um trabalho com as forças policiais garantindo presencialmente a segurança».

Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: