sexta-feira, 4 de abril de 2008

Justiça: Portugal pode receber em breve condenados da ex-Jugoslávia pelo TPI

O Governo português aprovou hoje uma proposta que permite que sentenças proferidas pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em relação a cidadãos da ex-Jugoslávia, até a um máximo de 25 anos de prisão, possam ser cumpridas em Portugal.

A proposta de resolução, que terá ainda de ser submetida a votação na Assembleia da República, visa aprovar o acordo sobre execução de sentenças do TPI para a ex-Jugoslávia, que Portugal assinou no passado dia 19 de Dezembro.

"O acordo permite que sentenças proferidas por este tribunal sejam cumpridas em estabelecimentos prisionais de Portugal e regula as questões relacionadas com (ou suscitadas) por todos os pedidos de execução das penas impostas pelo TPI dirigidos a Portugal", refere o Governo.

O executivo refere que a autoridade central em Portugal para receber os pedidos do TPI é a Procuradoria Geral da República e que o país "só executará as sentenças proferidas que determinem a aplicação de penas de duração não superior ao limite máximo da pena então prevista na lei portuguesa, que actualmente é de 25 anos". [...]

Fonte: Lusa

Sem comentários: