terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PGR garante que processos contra políticos avançam

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, garante que durante este ano, apesar de contar com três eleições, os processos que estão no Ministério Público e que envolvem políticos irão avançar.

Com eleições europeias, em Junho, legislativas, entre Outubro e Novembro, e autárquicas, em Dezembro, os inquéritos ganham este ano uma importância acrescida: é que o resultado pode ter influência nas eleições. Mas o PGR adianta que os "casos políticos" em curso não serão "congelados". "Os processos concluir-se-ão na altura própria, independentemente dos actos eleitorais", garantiu ao DN Pinto Monteiro.

Neste lote de processos que ainda estão na fase de investigação encontram-se casos como o Freeport de Alcochete, a compra de dois submarinos para a Marinha, as Câmaras da Amadora e Lisboa, o Casino de Lisboa e a própria "Operação Furacão", cujo conhecimento total do seu conteúdo pode vir a provocar fortes abalos. "Os inquéritos que eventualmente respeitem a políticos terão o andamento igual a outros inquéritos", acrescentou ainda Pinto Monteiro, considerando que "qualquer arguido que seja político não poderá nunca ter um tratamento de favor ou desfavor".[...]

Sem comentários: