segunda-feira, 29 de maio de 2006

Excursos e incursos no percurso da advocacia

Miguel Veiga - Conferência proferida na Universidade Católica

"1. O escritor brasileiro Haroldo Maranhão distinguia quatro tipos de discurso:
- o discurso bom-bom: curto e bem escrito;
- o discurso bom-mau: curto mas mal escrito;
- o discurso mau-bom: longo mas bem escrito;
- o discurso mau-mau: longo e mal escrito.

Esforçar-me-ei por evitar a humilhante classificação de mau-mau, apresentando-vos uma fala sofrivelmente breve, que trago escrita pois escrever é uma forma de falar sem ser interrompido ... sem esquecer a norma do nosso Padre António Vieira: de como não há coisa mais escrupulosa no mundo que papel e pena. Três dedos com uma pena na mão é o ofício mais arriscado que tem o género humano. Embora a minha brevidade deixe sempre algo a desejar de mais … breve. Quase sempre falham-me o tempo e o talento para fazer mais curto. Assim, se alguma lonjura de tempo me colocar quase no fundo da tabela, alegarei em minha defesa que a demanda dos tempos do direito e dos desafios da advocacia já não utiliza os ponteiros do relógio. Acresce que não consigo descolar e deslocar-me do tempo pré-moderno da reflexão para o tempo pós-moderno da informação instantânea. Os que não me acompanham, desculpar-me-ão, (então e por quem são), apesar de o único estilo de discurso insuportável e intragável ser o … aborrecido, este, sim, que procurarei evitar-vos. (...)".


O Primeiro de Janeiro: ver notícia completa»»

Sem comentários: