quarta-feira, 31 de maio de 2006

Festival "A JUSTIÇA NO CINEMA" - 5º filme

Amanhã, pelas 19h30m, na Sala Bebé do Cinema Batalha, no Porto, a Associação Jurídica do Porto irá realizar a quinta e última sessão do seu ciclo de cinema jurídico com a projecção do filme: Relatório Minoritário (2002), realizado por Steven Spielberg, com Tom Cruise, Max Von Sydow, Steve Harris, Collin Farrell, Samantha Morto.

A projecção do filme e posterior debate constituem uma aula do curso de cinema da escola de audiovisuais do Porto.

Este filme baseia-se num conto escrito pelo aclamado autor de ficção científica Philip K. Dick e situa-se num futuro próximo (2054) em Washington D.C.. Há seis anos que se encontra em funcionamento o departamento policial de Prevenção criminal, que recorre a três indivíduos com poderes psíquicos que, ligados a um sistema informático, conseguem prever com exactidão a ocorrência de homicídios. Tal leva a uma virtual erradicação destes crimes em Washington e há planos para ampliar o programa para todos os Estados Unidos. John Anderton (Cruise), o chefe do departamento, dedica-se de corpo e alma ao projecto, depois de uma tragédia que levou à desintegração da sua família. Danny Witwer (Farrell) é um agente do FBI determinado a encontrar falhas no sistema, antes deste ser ampliado a nível nacional.

A projecção iniciar-se-à às 19.40H, cerca das 22.05H estará ao dispor de quem desejar um jantar-buffet pelo preço de 6 euros + bebidas a liquidar directamente ao restaurante. Cerca das 22 h 45 m, iniciar-se-à um debate com a presença de :

Carlos Melo Ferreira (professor universitário);

José Meirinhos (professor de filosofia na Faculdade de Letras do Porto);

Maia da Costa (Procurador-Geral Adjunto colocado na Secção Criminal do S.T.J.);

Mouraz Lopes (juiz de círculo; mestre em processo penal pela FDUC; ex-director da P.J)

Essas intervenções serão posteriormente divulgadas no livro, sendo que o mesmo poderá incluir artigos elaborados por qualquer participante do debate, mediante envio posterior para a A.J.P..

O conteúdo da culpa em direito penal; A noção filosófica do tempo e a sua repercussão na actividade jurisdicional; a problemática da prevenção criminal, dos limites ao direito de defesa, da fiabilidade de determinadas formas de investigação criminal; das garantias constitucionais do processo penal e, qual o equilíbrio entre necessidades de defesa da sociedade que podem causar sistemas totalitários e a defesa dos direitos individuais, são algumas das questões que podem ser discutidas a propósito deste filme .

Site oficial do filme: http://minorityreport.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho pena de já estar a acabar, espero sinceramente que este festival se repita. Cumprimentos, Lara Pinto