quinta-feira, 31 de maio de 2007

Rogério Alves não se recandidata a bastonário da Ordem dos Advogados

Rogério Alves não se recandidata a bastonário da Ordem dos Advogados (OA). Na passada sexta-feira, o advogado quebrou o tabu internamente e comunicou a sua decisão ao Conselho Geral.

No entanto, e tendo ainda seis meses de mandato para cumprir, Rogério Alves prefere não falar publicamente sobre o assunto.

“Não falo para fora aquilo que digo para dentro”, limitou-se a dizer ao CM o bastonário, que ao fim de seis anos abandona os órgãos dirigentes da OA – antes de ser bastonário foi presidente do Conselho Distrital de Lisboa.

Com Rogério Alves afastado da corrida às próximas eleições, que deverão ocorrer entre Novembro e Dezembro, alguns dos apoiantes e membros das listas do actual bastonário estão a direccionar os apoios para Ângelo d’Almeida Ribeiro. Filho do antigo bastonário e provedor de Justiça homónimo, o actual vice-presidente do Conselho Distrital de Lisboa é a figura mais consensual no seio da OA para suceder a Rogério Alves, que não apoiará nenhum dos candidatos já conhecidos: Menezes Leitão, Magalhães e Silva, António Marinho e Garcia Pereira.

BARREIROS RECUSA COMISSÃO

Entretanto, José António Barreiros, que encabeça a única candidatura independente ao Conselho Superior da Ordem dos Advogados – com competência para julgar os causídicos –, decidiu romper com a tradição e recusa constituir uma comissão de honra. “Uma candidatura a um órgão jurisdicional, como é o Conselho Superior, não deve ter comissão de honra. Somos e queremos continuar a ser totalmente livres de compromissos”, disse ao CM o advogado, que defende uma separação entre os poderes executivo e judicial na Ordem dos Advogados. “A nossa comissão de honra será os colegas que em nós votarem”, acrescentou Barreiros.

O causídico, que deverá apresentar a sua lista em meados do próximo mês, poderá vir a ser apoiado por candidatos a bastonário que não apresentem nome para o Conselho Superior da OA. No entanto, dois deles já têm esse lugar preenchido: Menezes Leitão apresenta Mendes Leal e Magalhães e Silva escolheu Neiva Santos.

Segundo apurou o CM, com a decisão de Rogério Alves de não se recandidatar alguns dos actuais membros da Ordem dos Advogados, como Carlos Pinto de Abreu e Pedro Raposo, terão aceitado integrar e apoiar Magalhães e Silva.

As próximas eleições para a OA prometem ser as mais concorridas de sempre, com seis candidatos na calha: Garcia Pereira, António Vilar, António Marinho, Menezes Leitão, Magalhães e Silva e José António Barreiros. João Pereira da Rosa já desistiu.

Fonte: Correio da Manhã

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom saber que esse Rogério Alves não se vai recandidatar. Tb é certo que se o fizesse ia perder.