terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Apresentação da Carta de Defesa dos Direitos dos Cidadãos na Administração da Justiça

A Carta de Defesa dos Direitos dos Cidadãos na Administração da Justiça que já tinha sido apresentada em 6 de Dezembro à Assembleia da República, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias - Subcomissão de Justiça e Assuntos Prisionais, foi ontem apresentada pela Direcção da AJP, juntamente com a Associação Forense de Santarém, Associação Jurídica de Braga, Associação Jurídica da Maia, Associação Forense do Oeste e República do Direito de Coimbra a Sua Exa. o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio que, em meu entender, demonstrou uma enorme preocupação sobre o estado actual da Justiça, diagnosticando os seus principais problemas e discutindo os projectos das necessárias reformas.
Conheceu e louvou o trabalho desenvolvido pelas diferentes associações jurídicas que trazem consigo uma aposta decidida na mudança e renovação e um contributo que se sobrepõe a qualquer interesse pessoal ou corporativo.
Por fim, expressou que é fundamental aquilo que as associações estão a conseguir alcançar, uma visão comum e partilhada que todos os agentes da Justiça devem ter do sistema e da importância dos valores que o integram e uma visão partilhada da posição funcional de cada um nesse mesmo sistema. Resta dizer que fiquei muitíssimo bem impressionado pela forma generosa e afável como fomos recebidos e foi para mim muito estimulante e enriquecedor poder discutir, terçar ideias e pontos de vista com alguém de quem sempre tive a melhor das referências que foram ontem confirmadas pessoalmente.

Sem comentários: