sexta-feira, 4 de julho de 2008

Curso de Pós-Graduação em Gestão da Fraude - Inscrições até 15 de Julho

A fraude nas empresas significa uma fuga de recursos. Sendo sempre um factor negativo ao exercício da sua actividade, a sua tendência de aumento e a acérrima competitividade em que as empresas estão inseridas, tornam a fraude particularmente gravosa. É fácil uma empresa perder a confiança do mercado e a sua imagem, mas é difícil de as recuperar.

Há um conjunto de situações tecnológicas e sociais que criam um ambiente propício à fraude. Entre os primeiros há que destacar a importância assumida pela microinformática e as comunicações, as redes à escala mundial. Ao mesmo tempo que crescem as facilidades de comunicação e negócios em tempo real à escala planetária também aumentam os riscos de comportamentos maliciosos, acesso indevido à informação e sua manipulação para fins criminosos. Entre os segundos temos a hipervalorização da racionalidade económica nas práticas sociais e a liberdade de circulação de bens e capitais entre países.

Este curso é pioneiro na Europa, antecipando-se a decisões políticas da UE que tenderão a combater mais veemente a fraude. A 1.ª edição do curso foi ministrada no âmbito de um Protocolo entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o ISFaculdade de Economia do Porto.

Esta 2.ª edição, 2008/2009, decorrerá já sob a égide da nova EGP/University of Porto Business School, Escola de Negócios única no seio da Universidade do Porto, que reuniu as ofertas de formação para executivos anteriormente oferecidas pelo ISFaculdade de Economia do Porto e pela EGP. O objectivo central deste curso é formar quadros especializados na detecção, controlo e prevenção da fraude.

São destinatários, profissionais ligados à auditoria e inspecção nas empresas (interna ou independente); dirigentes e técnicos dos organismos públicos de auditoria, inspecção e fiscalização; responsáveis pelas funções de supervisão e controlo das actividades de intermediação financeira, em instituições bancárias ou seguradoras. Assim como, todos quantos lidam com as problemáticas do crime, da economia "sombra", da corrupção, fraude e abuso e que desejem aprofundar os seus conhecimentos.

O prazo de candidaturas decorre até 15 de Julho de 2008.

>> CONTACTOS: Sónia Santos Tel. 225571289 Fax. 226 100 861

Sem comentários: