quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mapa judiciário cria Tribunais nas Universidades

Vão ser criados tribunais nas universidades. O primeiro será na de Coimbra, mas o propósito é que a medida se estenda a outros estabelecimentos do ensino superior. O objectivo é aliar os ensinos teórico e prático na área do Direito, tal como já sucede na Medicina. A ideia faz parte de um conjunto de medidas propostas pelo grupo parlamentar socialista no âmbito da nova lei para a organização e funcionamento dos tribunais judiciais, que amanhã estará em debate no Parlamento.

“Considerámos a ideia interessante, sobretudo porque o ensino universitário é demasiado teórico”, justificou ao jornal de Negócios o deputado socialista Ricardo Rodrigues, responsável do PS pela área da Justiça. O parlamentar admitiu também que o primeiro destes tribunais será instalado junto da Universidade de Coimbra, na sequência de um projecto liderado pelo constitucionalista Gomes Canotilho.


Com criação prevista para 2010, este espaço poderá dispor de juízos de primeira instância e deverá privilegiar, na vertente pedagógica, ligações aos ciclos de mestrado e de doutoramento.


Fonte: Jornal de Negócios - 8/7/2008

Sem comentários: